Sexualidade
A fisioterapia pélvica tem um papel importante no tratamento de disfunções sexuais femininas, aliviando as dores no ato sexual e melhorando a qualidade de vida sexual da mulher.
✦ Dispareunia (Dor na relação)
✦ Vaginismo (Espasmo muscular que impede a relação)
✦ Vulvodínia
✦ Anorgasmia ( Dificuldade para o orgasmo)
INTRODUÇÃO
O ato sexual prazeroso se desenrola necessariamente em quatro fases, a fase do desejo, da excitação, de orgasmo e resolução (fase de bem-estar e relaxamento). Caso ocorra algum transtorno em uma das fases citadas acima pode ser considerado uma disfunção sexual.
Levando-se em conta que 40% das mulheres têm alguma queixa de disfunção sexual, e que as queixas aumentam com a idade, o conhecimento, percepção e treinamento dos músculos do assoalho pélvico e de sua função pode contribuir para uma vida sexual mais saudável durante todas as fases da vida da mulher.
As causas são multifatoriais, possuindo componentes anatômicos, fisiológicos, psicológicos e socioculturais, ou até mesmo sendo de causa desconhecida. As mais apontadas na literatura são a idade, o déficit de estrogênio pela menopausa, as cirurgias vaginais, as disfunções sexuais do parceiro, as crenças religiosas, gravidez, traumas sexuais, falta de experiência sexual e de conhecimento do corpo.